Ir para o conteúdo principal

Resposta comum da UE à COVID-19

Após mais de três anos, em 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde declarou que a COVID-19 tinha deixado de ser uma emergência sanitária mundial.

A pandemia de COVID-19 teve um forte impacto nas pessoas, na nossa sociedade e na nossa economia, mas a UE conseguiu superá-la graças à nossa cooperação, determinação, resistência, ciência e inovação. 

A UE mobilizou todos os meios à sua disposição para ajudar os países da UE a articular as respostas nacionais, o que também incluiu a disponibilização de informações objetivas sobre a propagação do vírus e sobre os esforços eficazes para o conter, bem como sobre as medidas tomadas para reparar os danos económicos e sociais causados pela pandemia.

Em toda a UE, os gestos de solidariedade entre países, regiões e pessoas ajudaram a combater e superar a pandemia.

Para apoiar os que foram afetados economicamente pela pandemia, para impulsionar a recuperação europeia e para proteger e criar postos de trabalho, a Comissão Europeia apresentou um plano de recuperação da Europa assente no pleno aproveitamento do potencial do orçamento da UE.

A partir desta página, pode aceder a uma seleção de recursos sobre a COVID-19 publicados pelas instituições e pelos países da UE durante a pandemia.

Como reagiu a UE

A UE criou um plano de recuperação sem precedentes para relançar a economia europeia e contribuir para as transições ecológica e digital, tornando a Europa mais resiliente e mais apta para os desafios futuros. Cerca de 2 biliões de euros, a preços correntes, colocam a Europa numa via de recuperação sustentável e resiliente.

Com mais de 800 mil milhões de euros, o NextGenerationEU acelerou a recuperação pós-pandemia, modernizando simultaneamente as nossas economias e impulsionando as transições ecológica e digital.

A ação decisiva, desenvolvida desde 2020 no quadro da Estratégia da UE para as Vacinas, deu resultado. Mais de 80 % da população adulta da UE foi totalmente vacinada contra a COVID-19. A Comissão Europeia assegurou cerca de 4,6 mil milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para os cidadãos europeus e para ajudar países terceiros.

Um pouco por toda a UE, os países, as regiões e os cidadãos procuraram ajudar os seus vizinhos durante a pandemia. Leia histórias da solidariedade europeia no seu melhor.

O Certificado Digital COVID da UE viabilizou viagens seguras para os cidadãos em toda a União Europeia. De seguida, estabeleceu uma norma mundial. Até ao verão de 2023, tinham sido emitidos 2,2 mil milhões de Certificados Digitais COVID da UE.

Uma vez que a pandemia demonstrou a importância da coordenação entre os países europeus para proteger a saúde das pessoas, a UE tem vindo a construir uma União Europeia da Saúde para melhorar a preparação e a resposta conjunta a futuras crises sanitárias.

O surto de COVID-19 foi acompanhado por uma vaga de informações falsas e enganosas frequentemente perigosas. Combater a desinformação, as informações erradas e as interferências externas tem implicado um esforço conjunto por parte de todas as instituições europeias, dos Estados-Membros da UE, da sociedade civil e das plataformas em linha.

Consulte a cronologia das ações empreendidas pelas instituições da UE durante a crise.

OSZAR »